Há quem diga que o conhecimento científico
desumaniza a humanidade e desencanta o mundo. Há quem diga que o conhecimento
científico é a única arma contra a ignorância e a superstição”. (Sérgio Pena)
No
caso da discussão sobre raças humanas e todo o preconceito que envolve este
tema, há uma contribuição bastante relevante da ciência, mais especificamente
da genética. O fato é que, do ponto de vista genético, não há solidez no
conceito de raça humana. Não poderíamos saber ao certo a raça de uma pessoa,
observando apenas seus genes. E não há dúvidas de que os genes determinam mais
o que somos do que a cor da pele.
Partindo
desse pressuposto, os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio Inovador,
na disciplina de Biologia e sob a coordenação da professora Olga, realizaram
trabalho sobre o racismo, com apresentação de teatros, paródias, danças e
declamações de poesias, tudo voltado ao tema “racismo”, inclusive com leitura
de livros, como: Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães; Contos, de Fernando
Granato; O Negro em Versos, de Luiz Carlos dos Santos, Maria Galas e Ulisses
Tavares; Poesias, de Castro Alves, Cruz e Souza, Jorge de Lima, entre outros.
“Quando se foge um pouco do livro didático
para estudar o tema, utilizando metodologias diversificadas, os estudantes
aprendem mais facilmente e de maneira prazerosa, pois o estudo não se torna
cansativo. É isto que os professores precisam fazer para atrair a atenção de
seus alunos: Inovar” – conclui a ATP Sylvana.
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