quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Racismo

Há quem diga que o conhecimento científico desumaniza a humanidade e desencanta o mundo. Há quem diga que o conhecimento científico é a única arma contra a ignorância e a superstição”. (Sérgio Pena)
No caso da discussão sobre raças humanas e todo o preconceito que envolve este tema, há uma contribuição bastante relevante da ciência, mais especificamente da genética. O fato é que, do ponto de vista genético, não há solidez no conceito de raça humana. Não poderíamos saber ao certo a raça de uma pessoa, observando apenas seus genes. E não há dúvidas de que os genes determinam mais o que somos do que a cor da pele.
Partindo desse pressuposto, os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio Inovador, na disciplina de Biologia e sob a coordenação da professora Olga, realizaram trabalho sobre o racismo, com apresentação de teatros, paródias, danças e declamações de poesias, tudo voltado ao tema “racismo”, inclusive com leitura de livros, como: Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães; Contos, de Fernando Granato; O Negro em Versos, de Luiz Carlos dos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares; Poesias, de Castro Alves, Cruz e Souza, Jorge de Lima, entre outros.

“Quando se foge um pouco do livro didático para estudar o tema, utilizando metodologias diversificadas, os estudantes aprendem mais facilmente e de maneira prazerosa, pois o estudo não se torna cansativo. É isto que os professores precisam fazer para atrair a atenção de seus alunos: Inovar” – conclui a ATP Sylvana.

Clique na Imagem para visualizar todas as Imagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.

Obrigada.